Número natural: N
Um número natural é um número inteiro não-negativo (1, 2, 3,...). Em alguns contextos, número natural é definido como um número inteiro positivo, não sendo o zero considerado como um número natural. Nesse caso, indica-se o conjunto pelo símbolo dos números naturais (N) seguido de um asterisco (*).
O uso mais comum deles é a contagem ("Há 4 quadros na parede") ou a ordenação ("Esta é a 2ª maior cidade do país"). Propriedades dos números naturais como, por exemplo, divisibilidade e a distribuição dos números primos, são estudadas na teoria dos números. Propriedades que dizem respeito a contagens e combinações são estudadas pela combinatória.
Uma construção do conjunto dos números naturais que não depende do conjunto dos números inteiros foi desenvolvida por Giuseppe Peano no século XIX e costuma ser chamada de Axiomática de Peano.
Números inteiros: Z
Os números inteiros são constituídos dos números naturais, incluindo o zero (0,1, 2, 3, ...) e todos números negativos simétricos aos números naturais não nulos (-1, −2, −3, ...). Dois números são simétricos se, e somente se, sua soma é zero.
O conjunto de todos os inteiros é representado por um Z em negrito (ou ainda um em blackboard bold, ou ℤ, cujo código Unicode é U+2124), que vem do alemão Zahlen, que significa números, algarismos.
Os inteiros (juntamente com a operação de adição) formam o menor grupo que contém o monoide aditivo dos números naturais. Como os números naturais, os inteiros formam um conjunto infinito contável.
Blackboard bold é uma fonte usada para certos símbolos em textos matemáticos e geralmente usada para
Unicode é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente.
Número racional
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário